domingo, 14 de julho de 2013

Atividade Lúdica - Cartões de Polinômios

FONTE



Objetivo: Representar e resolver equações polinomiais geometricamente.

Pré-requisitos: Operações fundamentais, equações e área de figuras planas.

Material:
Cartolina de duas cores para recortar:
  • 4 quadrados de cada cor medindo (8x8) cm;
  • 12 retângulos de cada cor medindo (8x2) cm;
  • 20 quadrados de cada cor medindo (2x2) cm.

Procedimentos: Deve-se codificar uma cor como positivo e a outra como negativo, padronizando o material.

Inicia-se expondo as medidas dos lados de cada figura, de forma que calculem as suas áreas e em seguida iniciar a substituição dos números pelas incógnitas. Sendo assim, se 8*8 = 64, 2*8 = 16 e 2*2 = 4, substituindo 8 por x e 2 por y, por exemplo, teríamos que: x*x = x2 , y*x = yx e y*y = y2.


Dado isto, o professor dá alguns exemplos como: 3x2, 2xy, 3y2 ou y2 + 2xy, etc. E deve mostrar também a situação nula, que se dá através da junção de peças iguais, porém de cores diferentes. Então, (considerando o cinza positivo e o pontilhado negativo) temos: 



Podemos representar polinômios de diferentes sinais e polinômios opostos. Por exemplo: 3x2 – 4xy + 2y2 e seu oposto –3x2 + 4xy – 2y2

Partindo daí, pode-se fazer a soma e a subtração de polinômios, dada pela troca de todos os sinais do polinômio a ser subtraído. 
Por exemplo: 3x2 – 4xy + 2y2 – (2x2 – 2xy + 2y2)= 3x2 – 4xy + 2y2 – 2x2 + 2xy – 2y2 = x2 – 2xy

 
Temos que figuras iguais de cores diferentes se anulam, então:



Para a multiplicação trabalharemos com resolução de áreas. Tentaremos através de áreas, resolver, por exemplo: (x).(x + 2y). 


Observando o resultado do cálculo de áreas por pedaços temos: x2 + xy + xy = x2 + 2xy.

Desta forma podemos testar inúmeros exemplos, como: (x + 5y ).(x + 3y)


Ficaria assim, e a soma das áreas destas figuras jamais daria como resposta a multiplicação deste polinômio. Para tanto, se faz necessário que acrescentemos figuras proporcionais ao lado até que se complete um retângulo. 

Portanto:



Obtemos então (de cima para baixo): x2 + 5xy + xy + 5y2 + xy + 5y2 + xy + 5y2 = x2 + 8xy + 15y2

Resolvendo pela álgebra ficaria: 
(x+5y).(3y+x)= 3xy + x2 + 15y2 + 5xy = x2 + 8xy + 15y2. Confere!


Pudemos constatar que em caso de multiplicação e divisão de polinômios não se utiliza de positivos e negativos, por estarmos trabalhando com áreas, e neste caso poderia acontecer o x ser positivo em um lado, mas em outro negativo, o que dificultaria a representação. 

Divisão: em caso de divisão também há algumas restrições para se trabalhar de forma concreta (como todo material didático, este também é limitado); em geral, todo professor inicia a divisão de polinômios utilizando-se de polinômios exatos, muitas vezes a matéria se restringe a isso. Para tal, o material também é utilizável sem problemas. 

Iniciaremos com um exemplo de divisão exata: (x2 + 4xy +3y2) : (x + y)


Para resolver deve-se tentar encaixar as peças de forma a formar um retângulo, e que um dos lados deste retângulo seja  x + y.

Então:


Temos que (x + y).(x + 3y) = x2 + 4xy + 3y2

Portanto x + 3y é a resposta da divisão.


Pela lei da reversibilidade temos que, se um polinômio a, dividido por um polinômio z, é igual a y (a : z = y), então a : y = z, quando a divisão é exata.
Usando o exemplo já utilizado na divisão de polinômios temos:  (x2 + 4xy + 3y2) : (x + y) = (x + 3y), se

(x + y).(x + 3y) = (x2 + 4xy + 3y2), então: (x2 + 4xy + 3y2) : (x + 3y) = (x + y)


Vamos agora para uma divisão com resto: (x2 + 6xy + 4y2) 

O sistema de resolução é o mesmo; devemos tenta diferença é que neste caso devemos adicionar simétricos para preencher a parte que fica incompleta. Vejamos:

Então, (x2 + 6xy + 4y2) : (x + y) = (x + 5y) e sobra -y2 de resto, ou seja, (x + y).(x + 5y) = (x2 + 6xy + 4y2) + y2



Podemos trabalhar polinômios de grau três, mas para isso teremos que usar poliedros como cubos, paralelepípedos retângulos. E para polinômios de grau maior que três não é possível representar, pois nos limitamos à terceira dimensão. 


4 comentários:

  1. Tenho um aluno que atendo em Sala de Recursos Multifuncional, vou confeccionar com ele esse jogo e estou otimista, pois acho que dessa vez ele vai conseguir entender....

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    1. Acho que vai ser muito bom. Se quiser dar uma olhada num trabalho desenvolvido com esse recurso, dê uma olhada nesse artigo:http://sbempe.cpanel0179.hospedagemdesites.ws/enem2016/anais/pdf/7151_3564_ID.pdf

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  2. Utilizei esse recurso para trabalhar polinômios numa turma de oitavo ano de forma investigativa e foi muito bom o resultado. Obrigado por compartilhar essa atividade conosco!

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